BEM ESTAR

10/12/2020 / 10 meses atrás

O Protetor Ideal para Cada Tipo de Pele

O Protetor Ideal para Cada Tipo de Pele

Você sabe qual é o melhor protetor solar para o seu tipo de pele? 

Hoje viemos te ajudar a entender algumas informações, como FPS, raios UVA e UVB.

O que é FPS?

Saber qual a proteção que o filtro solar irá proporcionar na sua pele é essencial para a escolha do produto ideal.

O FPS (Fator de Proteção Solar) trata-se do tempo que o filtro solar manterá a sua pele protegida contra os raios solares. 

Logo, aquele número que a sigla leva indica o tempo de proteção. Para calcular, basta multiplicar por 10. Por exemplo: se o protetor é FPS 30, são 300 minutos de proteção (5 horas).

Vale ressaltar que a proteção dos dermocosméticos diminui com o passar do tempo, principalmente quando entra em contato com a água.

O ideal, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia é que o protetor seja reaplicado a cada 2 horas para máxima proteção e que o fator mínimo para qualquer tipo de pele deve ser FPS 30.

O que é UVA e UVB?

Um bom protetor solar deve proteger contra a radiação UVA e UVB. O FPS determina a proteção contra os raios UVB, enquanto o PPD é indicado para verificar a proteção UVA.

A radiação UVB é menos profunda, além de ser a principal responsável pelas queimaduras e vermelhidão da pele, sendo mais intensa entre 10h e 16h.

A radiação UVA penetra mais profundamente e é a principal causa do câncer da pele e do fotoenvelhecimento. Portanto, confira o valor do PPD nos protetores solares.

Se o número for maior que 9, sua proteção contra os raios UVA é alta. Se estiver em estrelas, a classificação é de 0 a 4, sendo 4 alta proteção. Outro ponto importante é que o PPD, de acordo com a legislação, deve ser sempre, no mínimo, um terço do valor do FPS.

Quais os tipos de pele?

Para encontrar a proteção ideal é importante identificar cada tipo de pele. Veja as característica mais como em cada um deles:

Pele normal: Macia, com poucos poros visíveis e aspecto saudável, produz óleo normalmente sem excesso de brilho. Encontrada em bebês, crianças ou em pessoas antes da puberdade. Dificilmente encontrada na fase adulta.

São recomendados os filtros em formato sérum, loção ou spray, pois apresentam maior resistência ao suor e à água.

Pele mista: Aspecto gorduroso na zona T (testa, nariz e queixo). As bochechas são normais e secas.

Uma ótima opção para pele mista é o protetor solar em gel-creme, que é cremoso e hidratante ao mesmo tempo, atuando no equilíbrio da produção de sebo durante o dia.

Pele seca: Pouco luminosa, poros menos visíveis, opaca e áspera. Envelhece precocemente e descama com facilidade

Pele oleosa: Aspecto engordurado, poros dilatados, podendo apresentar comedões, acne e marcas de acne. É uma pele resistente e envelhece mais lentamente.

Procure sempre produtos que informem, em sua embalagem, que são livres de óleos (oil-free), com toque seco, efeito mate e não comedogênicos.

Os melhores protetores solares para a pele oleosa são os fluidos, pois são mais líquidos, e os pós compactos, que aderem melhor à cútis e a mantêm sequinha.

Cuidados específicos com a pele

Uma pele saudável requer cuidados específicos! Limpe a sua pele duas vezes ao dia (manhã e noite) para evitar acúmulo de oleosidade, maquiagem e poluentes.

A higiene faz parte do tratamento diário de rotina e deve se adaptar ao tipo específico de pele, respeitando seu pH e utilizar agentes suaves que preservem seu filme hidrolipídico.

Água é fundamental para manter sua pele hidratada. Beba pelo menos 2 litros de água por dia.

O protetor solar ideal para seu tom de pele

O fator de proteção solar varia de acordo com o tom de pele. As peles mais claras necessitam de um FPS maior e as peles mais escuras, o FPS pode ser menor.

Pele branca

O fator de proteção para este tipo de pele é o FPS 60.

Pele morena 

O FPS 45 é indispensável.

Pele preta

O fator indicado é FPS entre 20 e 30.

Quanto aplicar?

Para garantir a proteção, é importante utilizar protetor solar corretamente, fazendo uma camada uniforme.

Deve ser reaplicada a cada 2 horas de exposição solar ou após o contato com a água. A aplicação deve ser feita pelo menos 15 minutos antes da exposição ao sol. Recomenda-se aplicar:

  • Uma colher de chá (5ml) de protetor solar no rosto e no pescoço;
  • Uma colher de chá (5ml) de protetor para a parte da frente do tronco e outra para a parte de trás;
  • Uma colher de chá (5ml) para cada braço;
  • Uma colher de sopa (15ml) para a parte da frente de cada perna e outra para a parte de trás de cada perna.

Conclusão

Para manter a pele protegida, é importante saber o que o filtro solar irá proporcionar e qual FPS é o ideal. Além disso, para cada tipo de pele, deve-se utilizar o tipo de protetor ideal, seja gel, creme, spray, etc.

Mais informações

Para potencializar a sua proteção, toda a nossa coleção Moda Praia conta com proteção solar FPS 50+.

Conheça o nosso Instagram Moda Praia @biquinisbabuska 

Gostou do post? Entre em contato pelo whatsapp para tirar suas dúvidas e nos enviar sugestões: (22) 99886-5693.

Conta pra gente o que achou!

0 comentário

Deixe seu comentário

Comentário

Nome

E-mail

Quanto é 2 + 4?

NEWSLETTER

Digite seu e-mail

Não se preocupe, também não gostamos de SPAM :)